Image Map

Anri Sala - Intervista

Intervista (finding the words) é uma obra de Anri Sala lançada em 1998. Ganhadora de uma série de prêmios, como o de Melhor Documentário no Festival Entrevues e no Brooklyn Film Festival, foi a responsável por dar ao artista um destaque no cenário internacional das artes. Seu formato é em vídeo a cores com duração de aproximadamente 26 minutos e conta a história do então estudante de artes Anri Sala retornando em 1997 a Tirana, capital de seu país natal, a Albânia. Durante o seu retorno, o jovem acha uma fita da sua mãe em um congresso comunista ocorrido há 20 anos, no qual ela representava uma das lideranças, dando uma entrevista. No entanto, a entrevista estava de certa forma incompleta, faltava o áudio.
Anri mostra o achado a sua mãe que, por azar, não se lembra. Assim, Sala vai em busca de formas de achar as palavras perdidas, primeiramente com o entrevistador, sem sucesso, e logo depois com um grupo de surdo-mudos que finalmente conseguem decifrar o silêncio da fita.


Com isso, Anri leva a fita com as legendas para a sua mãe que fica surpresa com o que disse, como disse e até chega a duvidar se aquilo que os surdo-mudos disseram seria de fato a verdade. Alega que aquilo não faria sentido e que, sabendo se expressar bem, nunca poderia ter dito algo assim, aqui temos o momento em que história, que é registrada, se distingue de memória, que pode ser recontada.
A partir disso, a mãe de Sala começa a refletir profundamente sobre a situação política da Albânia à época da entrevista. E encerra com uma pincelada sobre a situação atual, mas de uma maneira a compará-la com as expectativas do que seria e a razão do por que não foi assim como as suas próprias, pessoais e diversas mudanças.
O interessante sobre o curta de Anri Sala, muito mais do que a reflexão sobre a situação política da Albânia ou a busca pelas palavras perdidas do rolo, é o paralelo que se traça entre a jovem militante e a já em idade mais avançada mãe e o também encontro dessas duas. Daí, dá-se o nome da obra Intervista que, estabelecendo uma relação de semelhança sonora com "entrevista", tem o prefixo "inter", que indica uma ligação entre dois pontos. Portanto, uma vista, um registro, do encontro entre uma mulher que foi e a mulher que é. Essa ideia logo mostra a profundidade e o talento do então jovem artista Albanês que com sentimento, poesia, crítica e reflexão promove um encontro que a princípio é temporalmente impossível.

Grupo: Isaque Ferreira, Brunno Motta, Leonardo Couto, Guilherme Telles