Image Map

Le Clash/ Tlatelolco Clash - Anri Sala

           Anri Sala é um artista albanês que possui diversas formas de expressão (indo desde fotografias e músicas até vídeos). Ele alcançou certo destaque no cenário internacional após a gravação do vídeo Intervista (Finding the Words), em 1998, ainda na graduação. Nascido em 1974, é um artista contemporâneo, cuja produção ainda está em construção e pode ser adaptada de acordo com o local de exposição.
            Sua exposição mais recente pode ser analisada no Instituto Moreira Salles. Situado no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, o local está sendo experimentado de uma nova forma pelo público, de acordo com as adequações feitas por Anri. Quem visita a exposição se impressiona com a relação criada entre a arquitetura e as fotografias, músicas, objetos e vídeos.
            A obra Le Clash/Tlatelolco Clash consiste em dois vídeos em HD, com som surround 5.0, dispostos em dois telões no centro de uma sala. O vídeo começa a se reproduzir apenas em uma das telas, que está virada para um dos cantos da sala. Neste momento, em apenas um dos telões, é exibida a imagem de um homem carregando uma caixa de música e um casal empurrando um realejo – instrumento musical de foles –, caminhando em direção à Salle de Fêtes – uma casa de concertos em Bordeaux, fechada desde 1993. Caixa de música e realejo entoam a mesma música: Should I Stay or Should I Go, clássico da banda britânica The Clash.


Após um tempo de vídeo, a história se divide e começa a reprodução simultânea nos dois telões, cada qual virado para um canto da sala, de modo que não seja possível assistir aos dois ao mesmo tempo. A própria música, cujo título traduzido é “Devo ficar ou devo ir?”, já contribui para a dúvida do espectador a respeito de qual dos vídeos acompanhar.
 Em um dos telões, a reprodução exibida é de pedestres carregando o papel imprimido pelo realejo, instrumento muito anterior ao movimento punk, que é o período ao qual pertence a banda criadora da música que está tocando, gerando uma situação de contraste. Esses pedestres estão na Cidade do México, mais especificamente na praça das Três Culturas, que é, por si só, um local de muito contraste cultural. A praça abriga ruínas do tempo asteca Tlatelolco (origem do nome do vídeo), uma igreja do período colonial, que marca a força espanhola, e um conjunto habitacional modernista.
Pode-se concluir, pela descrição feita acima, que Anri Sala conseguiu alcançar o seu objetivo, dito em entrevista, disponibilizada no canal do Youtube do Instituto Moreira Salles: “A arquitetura é importante no meu trabalho por promover um encontro entre obra e visitante. Isso possibilita também que a subjetividade dos outros participe das muitas subjetividades ou maneiras possíveis de apreciar, compreender ou entrar em contato com a exposição. (...) Sempre trabalho com a música como se fosse um ser. Faço coisas com a música como faço coisas com um ser.”

GRUPO: Felipe Glioche, Flora Faria, Lívia Lúcio, Lucas Tapajós e Luiza Lunardi