Image Map

"Fantasmas" e amarras na coleção do MAM

   A exposição "Em Polvorosa - um panorama das coleções MAM", com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes busca, assim como descrito no título, mostrar um pouco das obras que integram a coleção do museu.Sem uma montagem muito lógica, tendo em vista que cada obra pertence a um contexto distinto, o objetivo principal da mostra é destacar as instalações, quadros e vídeos de maneira a serem bem visualizadas e apreciadas pelos visitantes do espaço.



   Apesar da não linearidade de ideias, em alguns momentos se percebe alguma similitude entre as obras. Por exemplo, em uma enorme sala com obras de diversos artistas que tratam principalmente de privações. Desde a enorme palavra "LUTE", de Rubens Gerchman, até o emblemático "Art/Life One year performance", de Tehching Hsiesh e Linda Montano, tudo ali remete à restrições. E é nesta última citada que iremos focar a partir daqui.

   Techning Hsiesh é considerado um dos pioneiros da arte performance de longa duração. Marina Abramovic, a "rainha" desse tipo de obra, o considera um mestre. O artista tem uma série de obras que tomam boa parte de sua vida, levando portanto o significado de "arte é vida" ao extremo.
   Em sua obra "Art/Life One year performance", ele e a artista Linda Montano permaneceram amarrados por uma corda de dois metros durante um ano. Sendo assim, viveram juntos, foram a todos os lugares juntos, fizeram tudo neste ano amarrados um ao outro. Entretanto, apesar da conexão por meio da corda, podiam ficar no mesmo cômodo, mas não eram autorizados a tocar um no outro, o que certamente tornava o convívio muito mais difícil. A obra pode ser interpretada a partir da vida do artista, que, sendo um imigrante ilegal nos EUA, conhece de perto a prisão fantasiada de liberdade (sair na rua, em um país tecnicamente "livre", podendo ser preso a qualquer momento). A corda seria então a amarra da imigração, comparando à própria vida do artista, ainda que pudesse ir à qualquer lugar amarrado à artista Linda Montano.


Art/Life One Year Perfomance, de Techning Hsiesh

   Outra obra que escolhemos analisar da exposição é "Fantasmas", do artista Antonio Manuel. Nascido em 1947, em Portugal, o artista veio com cinco anos para o Rio, onde nos anos 1960 ficou conhecido por sua produção de forte tom político, e de um experimentalismo que marca sua obra até hoje.

   
"Fantasmas', de Antonio Manuel

 “Fantasma”, uma das mais destacadas de sua trajetória, é composta por dezenas de pedaços de carvão, suspensos por fios de nylon, que parecem flutuar no espaço. O público é convidado a percorrer a instalação, podendo ser tocado ou marcado pelas peças de carvão. No meio da instalação, há a fotografia de uma testemunha da chacina na favela de Vigário Geral (1993), encapuzada e cercada por microfones da imprensa. Lanternas iluminam a imagem. A obra foi adquirida pela MAM Rio em 2001, a partir do Programa Petrobras Artes Visuais.
    A obra de Antonio Manuel, que a princípio parecem apenas carvões pendurados, em opinião pessoal, conversa com a fotografia de uma testemunha de chacina a medida que pensamos na ocasionalidade com que certos acontecimentos impactantes nos tocam e marcam, assim como os carvões que tocam o espectador sem querer.

Grupo: Felipe Glioche, Flora Faria, Lívia Lúcio, Lucas Tapajós, Luiza Lunardi