Clarisse Peugnet
Um tema, Varias ilustrações
Clarisse Peugnet
Postado por Turma EC2 às 04:35 - Comente!
Um vidro e umas mascaras
Clarisse Peugnet
Postado por Turma EC2 às 04:24 - Comente!
Com a proteção dos Orixás
Texto introdutório à exposição |
Detalhe da obra |
"Beje Oró" |
Sessão "transe" |
Detalhe de uma fotografia |
Postado por Turma EC2 às 13:56 - Comente!
1990-2016: a fé que não morre
No último dia 5 de outubro, visitamos a exposição "Orixás", designada na Casa França-Brasil. A visita foi guiada por João Paulo Quintella, que pôde nos auxiliar com uma visão do ponto de vista histórico e de forma mais detalhada e conteudista.
A exposição conta com fotografias de rituais e festas, esculturas dos deuses africanos cultuados nas religiões afro-brasileiras (como o Candomblé, por exemplo) nomeadas.
"Orixás" visa ser um exercício de revisão histórica, promovendo releituras, sobre a exposição "Retratos da Bahia" de 1990, na mesma Casa França- Brasil, com fotografias, desenhos e esculturas da arte africana. Através da pesquisa sobre o modo cujo a afro-brasilidade se manifesta na arte e na religião, a exposição mostra como o sincretismo atua na religião e cultura do país. Em suma, sincretismo e arte popular serão abordados a partir do universo dos Orixás.
Em um momento no qual o Brasil tenta se desgarrar da intolerância religiosa e de ataques, a exposição tem extrema importância para desmistificar e dar visibilidade a quem sempre foi marginalizado e inferiorizado. "Orixás" mostra a resistência de um povo que, apesar do sofrimento, construiu a cultura e arte do Brasi, povo detentor de identidade e fé.
Postado por Turma EC2 às 11:44 - Comente!
Brasil: um país de todos?
Postado por Turma EC2 às 11:14 - Comente!
“Exu come tudo que a boca come, bebe cachaça, é um cavalheiro andante e um menino reinador. Gosta de balbúrdia, senhor dos caminhos, mensageiro dos deuses, correio dos orixás, um capeta. Por tudo isso sincretizaram-no com o diabo; em verdade ele é apenas o orixá em movimento, amigo de um bafafá, de uma confusão mas, no fundo, excelente pessoa”.
Postado por Turma EC2 às 10:29 - Comente!
Orgulho e resistência
Postado por Turma EC2 às 23:01 - Comente!
África – Brasil: Um Elo de Herança Cultural
Postado por Turma EC2 às 21:05 - Comente!
Orixás em madeira
Postado por Turma EC2 às 21:02 - Comente!