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Orgulho e resistência

"Orixás", exposição com curadoria de Marcelo Campos, apresenta através dos mundos dos orixás, uma leitura especial da cultura afro-brasileira, abordando temas como sincretismo, candomblé e cultura popular. Na exposição encontram-se desenhos de Carybé, fotografias de Pierre Verger e obras de artistas como Lita Cerqueira, Adalton Fernando Lopes, Tina Velho e entre outros. São mais de 200 obras de 31 artistas, entre fotografia, objetos, esculturas e pinturas. A exposição vai até o dia 23 de outubro.



Mais do que apresentar ao público obras de importante valor cultural, "Orixás" cria uma relação de como religião e arte são importantes como reconhecimento e resistência da afro-brasilidade. A exposição situa no tempo o espectador, trazendo uma experiência artística que pretende revisar a história e ancestralidade, sem se utilizar da visão do colonizador, para apresentar uma cultura que constitui uma das raízes do Brasil. Situa também no espaço, pois a Casa França-Brasil fica localizado perto do porto do Rio de Janeiro, que durante o período da escravidão, recebeu mais de milhão de africanos. Isso se relaciona como o candomblé passou, e ainda passa, por um longo processo de busca pela legalidade e afirmação como parte da cultura brasileira. Mesmo com o reconhecimento, após muita luta, como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, o candomblé e seus praticantes ainda são alvos de muita perseguição e intolerância por aqueles que desconhecem a riqueza histórica e artística da religião. 



A exposição "Orixás" quebra esse estigma ao propor uma reflexão sobre a resistência histórica e cultural, não só à intolerância, mas também à transformações socio-culturais. Em tempos que tudo é mecanizado e rejeitando simbolismos metafísicos, as esculturas dos orixás esculpidas em madeira e as peças artesanais, representam bem essa característica de transposição aos novos tempos, mas sem deixar de valorizar e de ter orgulho das suas raízes e heranças afro-brasileiras.

Grupo:Isaque Ferreira, Guilherme Telles, Brunno Motta, Leonardo Couto