Image Map

Oi Futuro - Julia Debasse - Vila Dos Mistérios

Julia Debasse é uma artista jovem (além de artista plástica, Julia também é musicista), nascida e criada no Rio de Janeiro, formada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e guarda em si todo frescor de uma jovem carioca. Sendo também interessada em pirografia, a arte de gravar com fogo, usando uma resistência de níquel que parece uma caneta, passando a frequentar uma madeireira na Gávea.

Suas obras, porém, vão na contramão de sua figura e são intensas, com cores fortes e pinturas marcantes. Assim é "Vila dos Mistérios" do "Projeto de Arte Pública TechNô", com curadoria de Alberto Saraiva e em exposição no Oi Futuro Flamengo até 11 de novembro.

A obra “Villa Dos Mistérios” é uma obra localizada em na extinta Pompeia, uma típica cidade romana, situada próxima do vulcão Vesúvio, nos arredores de Nápoles no Sul da Itália.  Esse vulcão entrou em uma erupção, seguida de um forte terremoto, soterrando a cidade. A mesma, foi redescoberta no século XVIII, deixando ruinas visitadas por milhares de turistas todos os anos. Considerada como um tesouro na Itália, a “Villa Dos Mistérios” foi submetida a dois anos de trabalhos profundos de restauração. Sendo uma das cem casas encontradas em Vesúvio e uma das mais preservadas. Seu nome vem do grande afresco do triclínico (sala de estar), representando um rito de iniciação misterioso dionisíaco entre as mulheres no casamento. A riqueza do antigo proprietário da vila, se demonstra com o esplendor da sala que também possui belas salas de recepção e um lagar (local onde se pisam uvas para fazer vinho).

image1.JPG


Com relação a exposição de Julia Debasse, baseada no afresco da "Villa dos Mistérios" em Pompeia, a artista demonstra um multiculturalismo muito bonito de ser apreciado, uma vez que apresenta traços e inspirações de diversas partes do mundo, em especial da cultura do Ocidente. A pintura, que possui diversas máscaras, leva o espectador a diversas conclusões, causando os mais variados efeitos e alucinações no público que a vê devido à forma com qual Julia pinta, muitíssimo livre e sem técnicas convencionais.

image1.JPG

Grupo: Bruno Espozel, Maria Clara Trindade, Natã Fernandes e Thayane Milagre.