Image Map

De Pompéia ao Rio, da Itália ao Brasil


        “Villa dei Misteri”é um famoso conjunto de afrescos romanos localizado numa bem conservada vila suburbana nos arredores da antiga Pompéia. Desde sua descoberta em 1909, é tida como um dos grandes resquícios da antiga pintura romana. O teor da obra em si divide opiniões, mas em sua maioria acredita-se que tenha como tema um rito religioso. Outra teoria é de que trata-se da iniciação de uma noiva nos chamados “Mistérios Dionisianos” em preparação para seu casamento. 
        Foi com base nesse afresco que a artista e compositora Julia Debasse pintou sua obra intitulada “Vila dos Mistérios”, exposta no Oi Futuro do Flamengo como parte do projeto Tech-Nô. Na pintura de 12 metros de comprimento vemos diversos elementos históricos, desde antigos médicos da Idade Média e suas máscaras até os orixás. Acima desses personagens históricos vemos os lugares de onde estes são provenientes porém sem uma ordem cronológica.  Outro ponto importante da obra, é que Julia gosta de deixar em aberto para interpretação o que está pintado. Por exemplo, durante a visita do último dia 28, ela nos contou sobre um amigo que interpretou um tucano em cima de um cone como uma alusão ao PSDB atrasar obras, quando na realidade foi apenas uma sugestão do filho da artista para deixar o afresco mais bonito. Tal reação do público é importantíssima para Julia, que prefere valorizá-la a dar um sentido único a obra. Por último, é interessante perceber o tom trágico presente na pintura e o modo como ele dialogo com lado cômico da mesma. 
        A obra ficará exposta dos dias 19/09 até 13/11 no Oi Futuro. Sobre Julia Debasse, ela é uma artista e compositora contemporânea que teve sua formação inicial nos cursos livres do Parque Lage até ser selecionada num programa para jovens da Casa Daros. A curadoria da exposição foi feita por Alberto Saraiva.




Grupo: Felipe Glioche, Flora Faria, Lívia Lúcio, Lucas Tapajós e Luiza Lunardi