Image Map

A Vila de Julia Debasse

O Projeto Tech_Nô, que propõe ocupar a vitrine de 13 metros do Oi Futuro com produções de artistas contemporâneos já ou não consagrados, recebe, a partir do dia 20 de setembro, uma obra da pintora carioca Julia Debasse. Intitulada como “Vila dos Mistérios”, a pintura de 12 metros de comprimento propõe recriar o cenário de “Villa dei Misteri”, pintura de Pompéia, feita antes da erupção, que foi recentemente restaurada. A nova obra tem traços únicos da artista, que assume o desenho, não se apegando à reprodução fiel da realidade e substitui os personagens clássicos por outros de culturas diferentes.

Além da estrutura da cena representada, o fundo vermelho é um ponto comum entre as obras. Instigada em buscar uma pigmentação próxima ao vermelho de Pompéia, Júlia conta que buscou especialistas em pigmentação na Itália para produzirem a cor, que nunca foi atingida por conta das transformações que somente o desastre natural e o tempo conseguiram gerar. Sendo então uma pigmentação impossível de ser alcançada, a artista decide manter o vermelho no fundo da obra, mesmo que não seja idêntico.

A parte superior da obra chama atenção. Fugindo completamente da tradicional moldura monocromática e pouco interativa, quadrados que lembram cartões postais são dispostos lado a lado ao longo dos 12 metros da pintura. Os locais representados se relacionam com os personagens da obra, que fazem partes de culturas diversas do mundo. Dentre os personagens, são representados desde o folclore brasileiro, até as religiões de matriz africana, papangus, bate-bolas, beduínos, eguns, índios com máscaras Tucuna e personagens da comédia Dell'arte.


Descrição: Resultado de imagem para vila dos misterios julia debasse
Parte da obra "Vila dos Mistérios", de Julia Debasse

Grupo: Daniel Dorea, Juliana Marins, Maria Luiza Resemini e Mateus Thompson